Os exércitos do Quênia e da Etiópia esperam tomar a cidade de Bardera, que está em poder da milícia terrorista muçulmana Al Chababe (A Juventude), antes de sexta-feira, início da visita de três dias do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Quênia, terra natal de seu pai.
Cerca de 3 mil soldados da Etiópia participam da operação, com o apoio do Exército e da Força Aérea do Quênia e de aviões não tripulados (drones) dos EUA.
Os militares etíopes e quenianos, que formam o grosso da força de paz da União Africana na Somália, querem conquistar Bardera, a única cidade importante ainda em poder da milícia. A missão apoia o governo provisório reconhecido internacionalmente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário