Um terrorista suicida que fingia oferecer gelo para amenizar o calor detonou ontem à noite um caminhão-bomba com duas toneladas de explosivos no mercado público da cidade majoritariamente xiita de Khan Bani Saad, no Iraque, matando mais de 120 pessoas.
A organização terrorista sunita Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou no Twitter a autoria do atentado, noticiou a televisão americana CNN.
Foi um dos ataques mais mortíferos do ano no Iraque. O mercado estava cheio de pessoas que compravam alimentos para a festa religiosa do Eid, que marca o fim do sagrado mês do Ramadã, quando os muçulmanos são obrigados a jejuar durante o dia e só podem comer e beber à noite.
O sol já tinha se posto, mas os termômetros rondavam os 35 graus centígrados. Assim, a oferta de gelo com desconto no preço atraiu centenas de pessoas para o caminhão-bomba. Além dos mortos, 160 pessoas foram feridas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário