segunda-feira, 27 de julho de 2015

Candidato kirchnerista lidera pesquisa para presidência de Argentina

A duas semanas das eleições primárias na Argentina, o candidato do governo à Presidência, o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, tem 11 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o prefeito da capital, Mauricio Macri, apoiado pela direita peronista, informou ontem o sítio de notícias Infolatam.

De acordo com a pesquisa, Scioli, ex-vice-presidente no governo Néstor Kirchner, candidato da coalizão Frente pela Vitória do Povo, da presidente Cristina Kirchner, tem a preferência de 38% do eleitorado, enquanto Macri, da Proposta Republicana, da direita liberal, aparece com 26,6%.

Em terceiro lugar, ficou uma aliança de dissidentes peronistas, a União por una Nova Argentina, com 17,3% das preferências, divididas entre dois candidatos. O deputado Sergio Massa, ex-chefe de gabinete de Cristina Kirchner e ex-prefeito de Tigre, tem o apoio de 12,1% do eleitorado e o ex-governador da província de Córboda José Manuel de la Sota, de 5,2%.

Também foram citados a socialista Margarita Stolbizer (3,6%), o radical Ernesto Sanz (2,3%) e Elisa Carrió (1,6%), da Coalizão Cívica.

Dos 1,5 mil entrevistas, 42,4% acreditam que Scioli será o próximo presidente da Argentina, 35% apostam em Macri e 10,9% em Massa.

As eleições primárias vão definir os candidatos da cada coalizão. O primeiro turno da eleição presidencial argentina será realizado em 25 de outubro de 2015. No fim do segundo mandato, a presidente Cristina Kirchner não pode concorrer a um terceiro mandato.

Nenhum comentário: