Um terremoto de 8,2 graus na escala aberta de Richter atingiu o litoral norte do Chile, anunciou a US Geological Survey (Sondagem Geológica dos Estados Unidos), órgão do governo americano que monitora tremores de terra. Pelo menos seis pessoas morreram. Foi dado um alerta de maremoto para toda a costa oeste da América do Sul, especialmente para o Chile, Peru e Equador.
Eram 20h35. O abalo durou dois minutos. O centro do tremor foi a 20 quilômetros abaixo do fundo do mar e a 86 quilômetros a noroeste da cidade de Iquique. O Centro de Alerta de Tsunames do Oceano Pacífico observou a formação de ondas de 2 metros de altura. A costa chilena foi evacuada.
Houve dezenas de tremores secundários significativos, os mais fortes acima de 7 graus.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário