Um duplo atentado terrorista num terminal de ônibus matou pelo menos 71 pessoas e feriu outras 124 hoje de manhã em Abuja, a capital de Nigéria. A imprensa local fala em 150 mortes. O principal suspeito é o grupo extremista muçulmano Boko Haram, que luta para impor o direito islâmico ao país mais populoso da África.
Foi o primeiro atentado em dois anos em Abuja. No fim de semana, o grupo jihadista, cujo nome significa "educação ocidental é pecado", assumiu a responsabilidade por 60 mortes no estado de Borno.
Se a autoria dos jihadistas for confirmada, será um duro golpe na credibilidade das Forças Armadas da Nigéria, que diziam garantir a segurança nas grandes cidades, limitando as ações terroristas a zonas rurais dos estados do Nordeste do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário