Com 81,5% dos votos válidos, o presidente Abdelaziz Bouteflika foi reeleito hoje presidente da Argélia por um quarto mandato consecutivo, anunciaram hoje as autoridades eleitorais. A abstenção foi de 48,3%.
Um dos líderes da Frente de Libertação Nacional que derrotou a França na guerra da independência, Bouteflika foi ministro do Exterior de 1963 a 1979. Voltou ao poder como presidente em 27 de abril de 1999, em plena guerra civil do regime contra os extremistas muçulmanos.
Cerca de 100 mil pessoas morreram na Guerra Civil Argeliana (1991-2002) deflagrada pelo cancelamento do segundo turno das eleições parlamentares de 1991, que caminhavam para a vitória do grupo fundamentalista muçulmano Frente Islâmica de Salvação (FIS). O conflito foi brutal, marcado por degolas e atrocidades cometidas por ambos os lados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário