Diante de uma revolta articulada pelo Kremlin entre as populações russas da Ucrânia, o secretário de Estado americano, John Kerry, ameaçou hoje impor novas sanções à Rússia se o país intervier militarmente no país vizinho, do qual tomou ilegalmente no mês passado a região da Crimeia. Para o presidente Vladimir Putin, aparentemente a Ucrânia é mais importante do que o prestígio internacional.
Ontem, houve revoltas em três cidades do Leste da Ucrânia, onde os russos são maioria, declarações de independência, pedidos de intervenção militar, anexação à Rússia e recriação da União Soviética. Hoje, forças especiais da polícia ucraniana retomaram um prédio público ocupado ontem em Kharkiv e prenderam 70 pessoas, informa o jornal digital americano The World Post.
Doze jogadores brasileiros atuam pelo Shakhter Donetsk: Adriano, Alex Teixeira, Bernard, Dentinho, Douglas Costa, Eduardo da Silva, Fernando, Fred, Ilsinho, Ismaily, Taison e Wellington Nem. Na semana passada, eles se reuniram com o presidente do clube, o oligarca bilionário Rinat Akhmetov, que disse ter um plano de fuga caso a situação piore.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 8 de abril de 2014
EUA ameaçam Rússia com novas sanções
Marcadores:
Adriano,
Bernard,
Brasileiros,
Crimeia,
Douglas Costa,
eremlin,
EUA,
John Kerry,
Rússia,
Shakhtar Donetsk,
Taison,
Ucrânia,
URSS,
Wellington Nem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário