Apesar do endividamente elevado (veja logo abaixo), a recuperação da União Europeia se consolida. "A Zona do Euro entra no segundo trimestre de 2014 com bases sólidas", afirma Chris Williamson, economista-chefe da empresa de análises e consultoria econômica Markit.
"O crescimento se acelerou em abril, registrando o ritmo mais forte em três anos", acrescentou o analista. "Os últimos dados da pesquisa para o índice dos gerentes de compras permitem prever um crescimento de 0,5% no segundo trimestre depois de uma alta de 0,4% no primeiro trimestre."
Como maior economia do continente e quarta do mundo, "a Alemanha, com um crescimento de 0,7% no trimestre, continua sendo o principal motor da recuperação, enquanto a economia francesa se estabiliza", observa Williamson.
"As melhores notícias vêm provavelmente das economias secundárias da Eurozona, que apresentaram suas taxas de crescimento mais fortes desde o início de 2011, testemunho de uma intensificação da retomada nos países da periferia."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário