domingo, 27 de abril de 2014

Presidente palestino denuncia o Holocausto

Em um gesto de reconciliação com Israel, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, fará hoje uma declaração denunciando o Holocausto do povo judeu na Segunda Guerra Mundial como o "crime mais abominável da era moderna", informa neste domingo o jornal liberal israelense Haaretz.

A mensagem será divulgada em árabe e inglês na véspera do dia em que Israel homenageia os 6 milhões de judeus mortos pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Israel rompeu na semana passada as negociações de paz no Oriente Médio, em reação ao acordo entre os dois maiores partidos palestinos, a Fatah (Luta) e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), para formar um governo de união nacional, descrito pelo governo linha-dura israelense como "um governo do terror".

No sábado, Abbas declarou que o governo de união nacional está disposto a reconhecer Israel e renunciar ao uso da força para chegar a um acordo de paz definitivo, com a criação de um Estado nacional palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, com capital no setor oriental de Jerusalém.

Nenhum comentário: