No início de uma visita à Ásia, o presidente Barack Obama reafirmou hoje diante do primeiro-ministro Shinzo Abe o compromisso dos Estados Unidos de garantir a segurança do Japão, inclusive das ilhas Senkaku, disputadas pela China, que as chama de Diaoyu, mas negou ter traçado qualquer limite. Ao contrário, pediu diálogo pacífico em torno do problema.
Durante a entrevista, Obama voltou a ameaçar a Rússia com mais sanções, caso o Kremlin mantenha sua intervenção militar no Leste da Ucrânia. O presidente americano lamentou que a Rússia não tenha feito nada para "desescalar" o conflito.
Ao contrário, o presidente russo, Vladimir Putin, acusou o governo provisório de cometer "crimes graves" ao tentar desalojar os manifestantes aliados de Moscou de prédios públicos de várias cidades ucranianas, mas um sinal de que a Rússia está pronta para atacar com os 40 mil soldados recentemente estacionados junto à fronteira da Ucrânia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário