Os Estados Unidos negaram ontem visto ao embaixador indicado pelo Irã para chefiar a delegação do país nas Nações Unidas, que têm sede em Nova York, sob a alegação de que Hamid Abutalebi participou da invasão da embaixada americana em Teerã em 4 de novembro de 1979, meses depois da revolução islâmica.
Durante 444 dias, 52 americanos foram mantidos reféns por estudantes radicais da Guarda Revolucionária Iraniana. Abutalebi afirma que era apenas tradutor.
A medida atrapalha as negociações para desarmar o programa nuclear iraniano, que marcam uma reaproximação entre os dois países, rompidos diplomaticamente desde a invasão da embaixada. O Irã considerou o veto uma violação do direito internacional.
Por uma rara unanimidade, o Congresso dos EUA aprovou legislação aprovada às pressas nos últimos dias para impedir a entrada de Abutalebi no país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário