Com 306 votos a favor e 239 contra, a Assembleia Nacional da França deu hoje um voto de confiança ao novo primeiro, Manuel Valls, nomeado no início da semana passada pelo presidente François Hollande por causa da grande derrota sofrida pelo Partido Socialista nas eleições municipais.
Valls vem da ala mais conservadora do PS, o que levou Os Verdes a deixarem o governo. Sua indicação marca uma guinada à direita de Hollande, que não conseguiu cumprir suas promessas de acelerar o crescimento e reduzir o desemprego.
Hoje o Banco da França previu um crescimento de 0,2% no primeiro trimestre de 2014. O Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (Insee) espera 0,1%.
Qualquer reforma liberalizante vai enfrentar resistência. O presidente da Assembleia Nacional, o deputado socialista Claude Bartolone, pediu a Valls que não leve a França para a "Europa liberal".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário