domingo, 20 de abril de 2014

Hollande acusa Síria de usar armas químicas

A França tem informações seguras de que a ditadura de Bachar Assad continua usando armas químicas na guerra civil da Síria, declarou hoje em entrevista de rádio o presidente François Hollande, admitindo que não há provas definitivas.

Os indícios são de novos ataques químicos no Noroeste da Síria, perto da fronteira com o Líbano, revelou o ministro do Exterior francês, Laurent Fabius, menos violentos do que em 21 de agosto de 2013 na periferia de Damasco, a capital do país, mas ainda assim mortíferos.

Na época, os Estados Unidos ameaçaram bombardear posições do governo sírio. Em setembro de 2012, o presidente Barack Obama havia advertido Assad a não usar armas químicas.

Com mediação da Rússia, aliada de Assad, a Síria concordou em desativar as fábricas e entregar seu arsenal químico para destruição pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ). Na semana passada, a OPAQ informou que a Síria já entregou quase dois terços das armas químicas declaradas.

Como o conflito ainda está indefinido, com vantagem para o governo no momento, armas poderosas podem fazer a diferença no campo de batalha.

Nenhum comentário: