O presidente François Hollande chegou ontem ao México numa visita oficial para restaurar as relações entre a França e o país, abaladas pela condenação de uma francesa acusada de pertencer à gangue Los Zodiacos, especializada em sequestros. Uma grande beneficiária será a indústria aeronáutica francesa, que perdeu para uma empresa sueca a concorrência para vender aviões de caça à Força Aérea Brasileira.
Para enfrentar as máfias do tráfico na sua guerra contra as drogas, o Exército do México deve fechar uma importante encomenda de helicópteros. A empresa Safran deve assinar uma carta de intenções para construir uma fábrica de aeronaves não tripuladas (drones) no estado de Chihuahua.
Outros 30 acordos serão assinados nos setores de energia, saúde e educação.
A visita celebra os 50 anos de uma viagem do general e presidente Charles de Gaulle. O comércio entre os dois países movimentou 3,9 bilhões de euros (US$ 5,4 bilhões) em 2013, um crescimento de 14%, com saldo favorável à França, que exportou mercadorias no valor de 2,4 bilhões de euros (US$ 3,3 bilhões) para o México no ano passado.
Florence Cassez, a francesa condenada por sequestro, formação de quadrilha e porte legal de armas de fogo, foi repatriada em janeiro de 2014.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário