O ex-ministro do Exterior Abdullah Abdullah ficou em primeiro lugar na eleição presidencial de 5 de abril de 2014 no Afeganistão, mas obteve apenas 45% dos votos. Sem maioria absoluta, terá de disputar um segundo turno contra o ex-ministro das Finanças Achraf Ghani Ahmadzai.
O resultado preliminar oficial sai em 14 de maio, depois de um primeiro exame das denúncias de irregularidades. A segunda votação está prevista para 28 de maio.
Para a empresa americana de estudos estratégicos e militares Stratfor, o combate à milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) exige cooperação e coordenação diplomática e militar. Isso será mais difícil com Abdullah e Ahmadzai, que o Paquistão considera mais hostis do que o atual governo, de Hamid Karzai, que é da etnia pachtun, maioria relativa nos dois países.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário