O ex-professor Luis Guillermo Solís, que não era político profissional, ganhou o segundo turno da eleição presidencial de ontem, 6 de abril de 2014, na Costa Rica com mais de 1,3 milhão de votos, 77,8% do total, noticiou hoje o jornal costa-riquenho La Nación. Foi a primeira vitória de uma terceira força política no país em 44 anos.
Solís, do Partido Ação Cívica (PAC), venceu Johnny Araya, do governante Partido de Libertação Nacional (PLN), de centro-direita. Prejudicado pela impopularidade da presidente Laura Chinchilla, a primeira mulher a governar a Costa Rica, o candidato oficial não passou de 22,2%.
A abstenção, de 43% no segundo turno, foi a maior em 60 anos, desde 1953, depois da redemocratização do país, que tem a mais longa tradição democrática da América Latina.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário