Diante de mais de um milhão de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, em Roma, e do papa emérito Bento XVI, o papa Francisco declarou santos hoje seus antecessores João XXIII e João Paulo II, considerados os dois pontífices mais importantes do século 20.
"Ao convocar o Concílio Vaticano II, João XXIII demonstrou uma delicada docilidade ao Espírito Santo, se deixou conduzir e foi um pastor para a Igreja. Este foi o grande serviço à Igreja", afirmou o papa. "João XXIII e João Paulo II colaboraram com o Espírito Santo para restabelecer e modernizar a Igreja segundo sua fisionomia originária."
João XXIII foi o reformista que autorizou a missa nas línguas nacionais e trouxe a Igreja Católica para o século 20. O papa Francisco fez questão de canonizá-lo para não santificar apenas o conservador João Paulo II, o papa peregrino que lutou contra o comunismo e a Teologia da Libertação, foi extremamente popular, mas evitou a opção preferencial pelos pobres, agora retomada.
Na história da Igreja, 27 de abril de 2014 será conhecido como o Dia dos Quatro Papas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário