sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rússia ameaça cortar o gás da Ucrânia

Em carta aos líderes de 18 países da Europa, o presidente Vladimir Putin ameaçou ontem cortar por falta de pagamento de US$ 2 bilhões o suprimento de gás da Ucrânia, por onde passam 15% do gás importado pela União Europeia.

A Rússia fornece 30% do gás consumido pela UE. Alguns países, como as repúblicas soviéticas do Mar Báltico (Estônia, Letônia e Lituânia) e a Suécia, são 100% dependentes do gás russo.

Outros, especialmente o Reino Unido, que tem suas próprias reservas no Mar do Norte, não compra nada da Rússia, mas o centro financeiro de Londres recebe com prazer as fortunas e investimentos dos bilionários russos. Nos dois casos, sanções econômicas teriam um forte impacto.

A nova cartada de Putin vem no momento em que rebeldes pró-Rússia ocupam prédios públicos em duas cidades do Leste da Ucrânia, onde a maioria é étnica e culturalmente russa, e 40 mil soldados russos estão estacionados do outro lado da fronteira. Só precisam de uma ordem do Kremlin para entrar em ação.

Na carta, Putin joga o problema para a UE e convoca consultas dos "ministros de energia, economia e finanças para acertar ações conjuntas capazes de estabilizar a economia da Ucrânia e garantir o fornecimento e o trânsito de gás natural da Rússia."

Nenhum comentário: