Desde outubro de 2013, a Itália resgatou 18.546 imigrantes ilegais que tentavam entrar na União Europeia pelo Mar Mediterrâneo, revelou em 10 de abril de 2014 o comandante da Marinha italiana, almirante Giuseppe di Giorgi. Foram usados navios, submarinos, helicópteros, barcos anfíbios, drones.
Por causa da guerra civil na Síria, da instabilidade causada pelas revoltas da Primavera Árabe no Egito, na Líbia e na Tunísia e dos conflitos e da miséria na África subsaariana, 42.925 conseguiram fazer a travessia e entrar na Itália no ano passado.
"É um êxodo de proporções bíblicas", observou o comandante. "Mandá-los de volta não faz parte da nossa missão."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário