Em protesto contra o pedido de adesão da Autoridade Nacional Palestina a 15 organizações internacionais, o governo de Israel decidiu suspender a transferência dos cerca de US$ 100 milhões que arrecada em impostos nos territórios ocupados, responsável por dois terços do orçamento palestino, informou a televisão pública britânica BBC. O dinheiro será usado para pagar dívidas da ANP com empresas israelenses de serviços públicos.
Na quinta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, aceitou o pedido palestinos para aderir a 13 convenções internacionais, uma tentativa palestina de obter reconhecimento de sua independência nacional.
A retenção dos impostos tinha sido usada por Israel em 2012, quando a Palestina ganhou status de observador na ONU.
Entre os acordos internacionais a que a ANP pediu adesão, estão as Convenções de Genebra sobre os direitos na guerra, que podem ser usadas para processar Israel.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário