A fotógrafa alemã Anja Niedringhaus foi baleada e morta por um policial da província de Khost, no Afeganistão, quando cobria os preparativos para a eleição presidencial de amanhã para a agência Associated Press. Sua colega canadense Kathy Gannon foi seriamente ferida.
Elas viajavam num comboio que levava urnas e cédulas de votação para cidades remotas perto da fronteira com o Paquistão quando o carro onde estavam foi atacado. O governo regional disse que o suspeito foi preso na hora e o caso está sendo investigado.
Niedringhaus fez parte de uma equipe de 11 repórteres fotográficos que ganhou em 2005 o Prêmio Pulitzer, o mais importante do jornalismo nos Estados Unidos, pela cobertura da guerra no Iraque.
O ataque faz parte da campanha terrorista da milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) contra a eleição presidencial. Jornalistas ocidentais são alvos preferenciais dos jihadistas, que os veem como soldados inimigos.
Em 11 de março de 2014, o jornalista sueco Nils Horner foi morto a tiros em Cabul. Em 20 de março, Sardar Ahmad, um repórter especial afegão da Agência France Presse foi morto com a mulher e os três filhos num ataque contra o Hotel Serena, em Cabul, um dos mais usados pela imprensa estrangeira e funcionários de agências internacionais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário