Com a vitória do seu Partido da Justiça e do Desenvolvimento, islamita moderado, nas eleições municipais de 30 de março de 2014, com 45% da votação geral, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan rejeitou hoje as pressões da oposição para antecipar as eleições parlamentares e pediu ao Banco Central que reduza as taxas de juros.
O partido governista ganhou até mesmo em Istambul, a maior cidade turca, palco de violentos confrontos entre manifestantes e a polícia há dez meses e recentemente.
As taxas básicas de juros foram elevadas de 7,5% para 12,5% ao ano no fim de janeiro para conter a desvalorização da lira turca em meio à fuga de capitais dos mercados emergentes em razão da redução dos estímulos do banco central dos Estados Unidos à economia americana.
Depois da vitória, Erdogan relaxou a censura imposta ao Twitter para dificultar a circulação de denúncias de corrupção vistas pelo primeiro-ministro como uma ameaça durante a campanha eleitoral, mas disse que fazia isso por ordem da Justiça.
O YouTube também foi censurado, desta vez em nome da segurança nacional, por causa da divulgação de uma reunião onde o governo turco discutia uma intervenção militar na guerra civil da Síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário