sábado, 14 de outubro de 2006

ONU aprova sanções à Coréia do Norte

Por unanimidade, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou hoje um embargo ao comércio de armas e sanções financeiras contra a Coréia do Norte, considerando que o teste nuclear norte-coreano de segunda-feira passada representa "uma clara ameaça à paz e à segurança internacionais".

A resolução 1.718 do Conselho de Segurança exige o fim dos testes com armas atômicas e o retorno do governo norte-coreano às negociações com os EUA, a China, a Rússia, a Coréia do Sul e o Japão sobre seu programa nuclear.

Houve diversos adiamentos porque a China e a Rússia, duas grandes potências com direito de veto no sistema ONU, queriam ter certeza absoluta de que a resolução não poderá ser usada para justificar uma operação militar contra o regime comunista de Pionguiangue.

No último momento, foi suavizado o regime de inspeções que os EUA querem impor aos navios que entram e saem da Coréia do Norte para impedir a importação e exportação de materiais e equipamentos que possam ser usados para a produção de armas nucleares.

Nenhum comentário: