Tensão na última fronteira da Guerra Fria: soldados da Coréia do Sul dispararam 60 tiros na véspera de um possível teste nuclear da Coréia do Norte, depois que cinco militares norte-coreanos atravessaram um limite na zona desmilitarizada entre os dois países. Não ficou claro se foi uma provocação ou se eles estavam apenas querendo pescar.
Como a situação é especialmente tensa, por causa da ameaça norte-coreana de explodir uma bomba atômica experimentalmente em breve, os sul-coreanos resolveram dar tiros de advertência.
O Japão alertou que pedirá medidas punitivas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, se a Coréia do Norte realmente fizer um teste nuclear. Houve especulações de que o teste seria realizado neste domingo mas não há indícios que permitam chegar a esta conclusão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário