O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou ontem que a Venezuela desistiu de disputar uma das vagas temporárias da América Latina no Conselho de Segurança das Nações Unidas, indicando a Bolívia como candidata.
Depois de 40 votações sem que nenhum país tenha alcançado a maioria de dois terços dos 192 votos da Assembléia Geral, a ONU convocou para hoje uma reunião dos 32 membros do Grupo de Países da América Latina e do Caribe para discutir uma saída para o impasse.
A Venezuela pretendia conseguir a vaga mas enfrentou a oposição dos Estados Unidos por causa do agressivo discurso antiamericano do presidente Hugo Chávez. Com Washington apoiando a Guatemala, este país centro-americano chegou na frente em todas as votações, levando a Venezuela a desistir, condicionando a retirada de sua candidatura a que a Guatemala faça o mesmo.
Como Evo Morales é hoje um dos principais aliados de Chávez, é improvável que os EUA simpatizem com a candidatura boliviana.
A outra vaga latino-americana será ocupada pelo Peru até o final de 2007.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário