quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Comandante militar britânico quer sair logo do Iraque

O comandante do Exército Real britânico, general Sir Richard Dannatt, entende que a presença de tropas britânicas agrava o problema de segurança no Iraque e defende uma retirada rápida, colocando-se em choque frontal com o primeiro-ministro Tony Blair apenas seis semanas depois de assumir o posto.

Em entrevista ao tablóide conservador Daily Mail desta sexta-feira, o general afirma que a guerra no Iraque está piorando a segurança no mundo inteiro.

"Estamos num país muçulmano e a visão que os muçulmanos têm de estrangeiros em seu país é bastante clara. Como estrangeiro, você pode ser convidado, mas não fomos convidados", declarou Sir Dannatt. "A campanha de 2003 arrombou a porta. Qualquer que fosse o consentimento que tivemos no início, tornou-se em tolerância e depois em intolerância. Isto é fato. Não digo que as dificuldades que enfrentamos no mundo sejam causadas pela nossa presença no Iraque. Mas sem dúvida nossa presença as exacerba".

A Grã-Bretanha é o maior aliado dos Estados Unidos no Iraque, onde tem 7 mil soldados concentrados no Sul do país.

O comandante britânico admite que "a intenção original era criar uma democracia liberal que servisse como exemplo na região. Esta era a esperança, se razoável ou ingênua a História julgará. Acho que não vamos conseguir. Devemos reduzir nossas ambições".

Nenhum comentário: