O magnata da banana Álvaro Noboa, homem mais rico do Equador, com fortuna estimada em US$ 1,2 bilhão, obteve uma surpreendente vitória no primeiro turno da eleição presidencial equatoriana. Mas terá de disputar o segundo turno, em 26 de novembro, contra o ex-ministro das Finanças Rafael Correa, aliado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que era o favorito nas pesquisas.
Com 63% dos votos apurados, Noboa tem 26,77% e Correa, 22,45%.
Correa já denunciou fraude, afirmando que teria vencido já no primeiro turno. Acredita-se que ele possa contestar os resultados oficiais, caso seja derrotado, criando uma situação como a de Andrés Manuel López Obrador, que não aceitou o resultado da eleição presidencial mexicana de 2 de julho.
O Equador é um dos países mais problemáticos da América Latina. Nos últimos dez anos, o país teve sete presidentes. Nenhum dos três presidentes eleitos chegou ao fim do mandato.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário