A agência oficial de notícias da Coréia do Norte anunciou que o país realizou sua primeira explosão atômica às 10h36 desta segunda-feira, hora local, 22h36 de ontem pelo horário de Brasília. O governo da Coréia do Sul pediu a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas ainda hoje para discutir o assunto.
Inicialmente altos funcionários do Departamento da Defesa dos Estados Unidos disseram não ter nenhuma prova conclusiva do suposto teste nuclear norte-coreano. A Sondagem Geológica dos EUA também não registrava nenhum tremor de terra na região mas o Instituto de Geociências e Recursos Minerais da Coréia do Sul notou um abalo de 3,58 a 3,7 graus.
Ao ameaçar fazer um teste nuclear, na semana passada, a Coréia do Norte alegou a necessidade de se defender de um possível ataque dos EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário