Em sua edição de sábado, o mais importante jornal francês previu a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno, interpretando que os últimos escândalos de corrupção não chegaram a abalar a popularidade do presidente.
Le Monde diz que estas serão as primeiras eleições totalmente informatizadas e destaque a vantagem de Lula no Nordeste, onde o presidente tem 70% das preferências contra apenas 13% para o ex-governador paulista Geraldo Alckmin. A explicação seria o Bolsa-Família, o programa de assistência social que atinge 11 milhões de lares.
Enquanto ampliou sua base popular, acrescenta o jornal, Lula perdeu votos na classe média e entre os intelectuais discontentes com a guinada do Partido dos Trabalhadores para o centro e os escândalos de corrupção.
O grande desafio de Lula no segundo mandato, se for reeleito, será, na opinião do Monde, aumentar o ritmo de crescimento da economia brasileira, já que a renda por pessoa cresceu apenas 1,4% ao ano no seu governo.
Lula está devendo o prometido "espetáculo do crescimento".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Graças ao governo Lula, grande parte da população brasileira acredita que todos os políticos são iguais. Não penso assim. Nem todas as pessoas se comportam como os demais de sua categoria profissional, social ou o que o valha, como escrevi na última postagem.
Um abraço
Marco Aurélio
Postar um comentário