quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Banco central dos EUA mantém taxa de juros

Como era esperado, o Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos Estados Unidos, manteve inalterada sua taxa básica de juros em 5,25% ao ano mas advertiu que ainda há riscos inflacionários, o que indica uma tendência de alta. Foi a terceira reunião seguida do Fed sem mudança na política monetária, depois de 17 meses consecutivos que elevaram a taxa de 1%, a menor em quatro décadas, até 5,25%.

A Bolsa de Nova Iorque fechou em novo recorde, a 12.134,68, com alta de 0,1%, atribuída à decisão do Fed.

"O crescimento econômico se desacelerou ao longo do ano, em parte por causa do esfriamento do mercado imobiliário", diz a nota oficial do banco. A venda de imóveis usados caiu pelo sexto mês consecutivo. "Daqui para a frente, é provável que a economia cresça num ritmo moderado". Mas o Comitê do Mercado Aberto entende que "permanecem alguns riscos inflacionários". Qualquer alta na taxa básica de juros dependerá "das perspectivas tanto da inflação quanto do crescimento econômico".

É tradição do Fed não mexer nos juros às vésperas de eleições para não ser suspeito de querer influir no resultado das urnas.

Nenhum comentário: