O Japão impôs ontem uma série de medidas duras contra a Coréia do Norte, que anunciou na segunda-feira ter feito um teste com bomba atômica. Todos os navios, as importações e a maioria dos cidadãos norte-coreanos ficam proibidos de entrar no Japão. Mas é improvável que o Japão e os Estados Unidos consigam aprovar medidas igualmente duras no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Em 2005, as exportações norte-coreanas somaram US$ 1,3 bilhão. Dez por cento foram para o Japão, terceiro maior importador, depois da China e da Coréia do Sul.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bom dia Nelson,
Conheci seu blog pelo Google.
Muito interessante, parabéns pelo seu trabalho.
Postar um comentário