quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Iraque extingue brigada policial acusada de crimes

Uma brigada inteira da polícia de Bagdá, com 800 homens, foi desmantelada ontem e seu comandante preso sob a acusação de ajudar esquadrões da morte a cometer seus crimes, revela hoje o jornal inglês The Times, de Londres.

A 8ª Brigada do 2º Batalhão da Polícia Nacional é desmobilizada um dia depois que homens uniformizados seqüestraram 14 comerciários no centro da capital iraquiana e dois dias depois que 24 trabalhadores foram seqüestrados de uma fábrica de processamento de carne.

"O desempenho passado desta brigada não demonstrou o nível de profissionalismo exigido pelo Ministério do Interior, declarou o general William Caldwell, porta-voz da forças de ocupação americanas. "Ao extingui-la, aumentamos a segurança. Há provas claras de que havia alguma cumplicidade com esquadrões da morte que se movimentavam livremente, quando deveria impedir sua circulação."

Há meses, os líderes sunitas acusam unidades policiais de ajudar esquadrões da morte xiitas para cometer assassinatos em massa, inclusive o seqüestro de toda a Câmara de Americana de Comércio no Iraque e de todo o Comitê Olímpico Iraquiano. Eles denunciaram a presença de policiais entre os milicianos xiitas que mataram milhares de inocentes.

Nenhum comentário: