O ex-diretor financeiro da empresa de energia Enron Jeffrey Skilling foi condenado ontem a 24 anos de prisão nos Estados Unidos como arquiteto um dos maiores escândalos financeiros da história. Ele foi condenado por 19 acusações de fraude, conspiração, informação privilegiada e mentir para os auditores. Ficou impassível ao receber a sentença e proclamou sua inocência, prometendo recorrer.
O outro acusado, o ex-diretor-presidente da Enron, Kenneth Lay, também foi condenado por fraude, conspiração, obstrução de justiça e manipulação do mercado, mas morreu antes de receber a sentença.
Mas de 4 mil pessoas perderam o emprego e os investidores perderam bilhões com a falência da empresa, em dezembro de 2001.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário