Um bombardeio aéreo e de morteiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, matou ontem à noite 85 civis no assentamento de Zangawat, no distrito de Panjwayi, no município de Kandahar, principal centro de operações da Milícia dos Talebã (Estudantes), que governou o Afeganistão de 1996 a 2001.
Se confirmado, será a maior matança de civis desde a guerra para derrubar os Talebã depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. Até agora, a OTAN admitiu as mortes de 12 civis. O Ministério do Interior do Afeganistão anunciou que pelo menos 20 guerrilheiros talebã e 40 civis morreram. Estes números não puderam ser confirmados por jornalistas independentes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário