Os militares britânicos gostariam de retirar suas forças do Iraque dentro de um ano para se concentrar na guerra no Afeganistão, informaram militares americanos que andaram discutindo as duas guerras. As Forças Armadas britânicas, que são muito menores, estariam no "limite de ruptura" com os longos períodos de serviço e a tensão da guerra permanente.
Nem o comando militar americano nem o governo britânico comentaram a notícia.
Os britânicos formam o segundo maior contingente das forças estrangeiras que ocuparam o Iraque. Mas são apenas 7,2 mil soldados, em comparação com 140 mil americanos.
No domingo, o secretário da Defesa, Des Browne, declarou que as tropas britânicas já transferiram o controle da maior parte das zonas que dominavam às forças de segurança do Iraque, como quem diz que a missão está quase cumprida.
Mais de 60% dos britânicos querem a retirada total do Iraque ainda este ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário