domingo, 8 de outubro de 2006

China e Japão se aproximam diante da ameaça norte-coreana

Depois de cinco anos de relações frias, um encontro de cúpula em Beijim marcou a reaproximação entre a China e o Japão, no momento em que a ameaça da Coréia do Norte de explodir uma bomba atômica aumenta a instabilidade no Leste da Ásia.

Tanto o novo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, quanto o presidente chinês, Hu Jintao, manifestaram "grande preocupação" e prometeram trabalhar para convencer a Coréia do Norte a não desenvolver armas nucleares. Isto poderia deflagrar uma corrida armamentista na região.

"Vamos fortalecer a cooperação para responder às demandas da sociedade internacional", declarou Abe no final do encontro, em Beijim.

Na sexta-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma declaração forte "deplorando" o anúncio da Coréia do Norte de que pretendia testar uma arma atômica pela primeira vez, considerado-o "uma clara ameaça à paz e à segurança internacionais". Isto indica que um teste pode levar à imposição de sanções. Mas não se sabe até onde a China concordaria em pressionar o abalado regime stalinista norte-coreano.

Nenhum comentário: