domingo, 15 de outubro de 2006

Britânicos querem retirada do Iraque

A maioria dos britânicos concorda com o comandante do Exército, general Sir Richard Dannatt, que declarou na semana passada que a presença de forças britânicas agrava a situação de segurança no Iraque e aumenta o risco de atentados terroristas contra alvos britânicos. Em pesquisa divulgada hoje pelo jornal Sunday Express, 74% concordaram com o general.

Sua declaração foi vista como um ato de rebeldia inaceitável num país onde os militares estão claramente subordinados ao poder civil. O primeiro-ministro Tony Blair evitou polemizar mas o ex-líder liberal-democrata Paddy Ashdown considerou uma violação constitucional. Na sua opinião o general deveria ter sido demitido.

O Reino Unido tem 7,2 mil soldados no Iraque. Desde a invasão do país, em março de 2003, 113 soldados britânicos foram mortos. Os comandantes britânicos esperam reduzir este contingente pela metade até meados do ano que vem. Já entregaram às novas forças de segurança iraquiana o controle sobre duas das quatro províncias do Sul do Iraque que ocuparam.

Nenhum comentário: