sábado, 14 de outubro de 2006

ONU deve aprovar hoje sanções à Coréia do Norte

O Conselho de Segurança das Nações Unidas deve aprovar hoje uma resolução condenando o teste nuclear da Coréia do Norte e impondo sanções militares e financeiras ao regime stalinista de Pionguiangue. Um teste de radiação realizado pelos Estados Unidos confirmou ontem que os norte-coreanos explodiram mesmo uma bomba atômica na segunda-feira passada.

A resposta da ONU demorou por falta de consenso no Conselho de Segurança. Os EUA e o Japão queriam uma resposta dura e imediata mas a China e a Rússia relutaram porque os dois projetos de resolução anteriores apresentados pelos americanos tinham base no Capítulo 7 da Carta das Nações Unidas, que autoriza o uso da força.

Para a China, é preciso ficar claro que a resolução não autoriza os EUA a atacarem a Coréia do Norte. Tudo o que a China, preocupada acima de tudo com o desenvolvimento econômico, não quer é uma guerra que deteriore o ambiente para negócios no Leste da Ásia.

Já a França e a Alemanha, pensando nas negociações com o Irã, pediram medidas duras contra a Coréia do Norte para dar um sinal à república islâmica que a proliferação nuclear será punida.

Até agora, o Irã rejeitou todas as propostas da União Européia para suspender seu programa de enriquecimento de urânio. Uma atitude complacente com a Coréia do Norte dará um sinal para o Irã seguir em frente com seu programa nuclear. Se a Coréia do Norte é um Estado em colapso cercado de potências que em princípio não ousará atacar, e usa a bomba numa chantagem atômica para conseguir ajuda externa, o Irã está no centro da região mais explosiva do mundo, o Oriente Médio.

Uma bomba nuclear iraniana encorajaria o Egito, a Turquia, a Arábia Saudita e a Síria a desenvolver armas atômicas.

Isto não quer dizer que a bomba norte-coreana não traga novos riscos, como a nuclearização do Japão e talvez da Coréia do Sul e até de Taiwan. Mas a situação do Oriente Médio é muito pior.

Nenhum comentário: