quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Eleitores independentes preferem democratas

A duas semanas das eleições nos Estados Unidos, os republicanos estão perdendo a disputa pelo voto dos eleitores independentes, o eleitorado flutuante que decide as eleições. Uma pesquisa do jornal The Washington Post e da TV ABC indica que os eleitores sem partido estão optando pelos candidatos democratas numa proporção de dois para um. Isto daria aos democratas a maioria na Câmara, perdida em 1994, prejudicando o projeto conservador do presidente George W. Bush.

Na pesquisa, 54% declararam voto nos democratas e 41% nos republicanos. A guerra aparece como a preocupação mais importante do eleitorado nestas eleições. Mas há uma diferença importante. Agora, o eleitorado confia mais nos democratas do que nos republicanos na questão do Iraque.

Como o voto para a escolha dos 435 deputados da Câmara dos Representantes é pelo sistema distrital, toda eleição é local. E como dizia o finado primeiro-ministro britânico Harold Wilson, "uma semana em política é muito tempo". Então o panorama ainda pode mudar. Mas no momento, o panorama para Bush e seu partido é sombrio.

Nenhum comentário: