A duas semanas das eleições nos Estados Unidos, os republicanos estão perdendo a disputa pelo voto dos eleitores independentes, o eleitorado flutuante que decide as eleições. Uma pesquisa do jornal The Washington Post e da TV ABC indica que os eleitores sem partido estão optando pelos candidatos democratas numa proporção de dois para um. Isto daria aos democratas a maioria na Câmara, perdida em 1994, prejudicando o projeto conservador do presidente George W. Bush.
Na pesquisa, 54% declararam voto nos democratas e 41% nos republicanos. A guerra aparece como a preocupação mais importante do eleitorado nestas eleições. Mas há uma diferença importante. Agora, o eleitorado confia mais nos democratas do que nos republicanos na questão do Iraque.
Como o voto para a escolha dos 435 deputados da Câmara dos Representantes é pelo sistema distrital, toda eleição é local. E como dizia o finado primeiro-ministro britânico Harold Wilson, "uma semana em política é muito tempo". Então o panorama ainda pode mudar. Mas no momento, o panorama para Bush e seu partido é sombrio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário