sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Casa Branca nega tortura de suspeitos de terror

A Casa Branca afirmou hoje que o vice-presidente Dick Cheney não estava falando de tortura quando admitiu o uso de afogamento em interrogatórios. "Este país não tortura. Não vamos torturar", declarou o presidente Bush, ao comentar uma entrevista dada por Cheney na terça-feira a uma rádio de Fargo, no estado de Dakota do Norte.

Quando o entrevistador perguntou se Cheney aceitaria o uso de técnica de afogamento para salvar vidas, o vice-presidente disse que não pensaria duas vezes: "Por mim, não preciso nem pensar, mas depois sou criticado como o vice-presidente da tortura. Nós não torturamos."

O governo dos EUA nega mas um repórter perguntou indignado: "Então agora há uma piscina em Guantânamo?", a base naval americana em Cuba onde são mantidos cerca de 500 prisioneiros da guerra contra o terrorismo.

Para o diretor executivo da Anistia Internacional nos Estados Unidos, Larry Cox, "o que não dá para pensar é num vice-presidente campeão da tortura. A defesa que o vice-presidente Cheney faz do afogamento estabelece um nível ainda mais baixo no respeito aos direitos humanos, que no governo Bush já estão no fundo do poço".

Nenhum comentário: