terça-feira, 17 de outubro de 2006

Coréia do Norte chama sanções de declaração de guerra

O governo comunista da Coréia do Norte reagiu com dureza à imposição de um embargo ao comércio de armas e sanções financeiras pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas como punição pelo teste de uma arma nuclear realizada há uma semana. Mas está sendo advertido a não realizar novas explosões atômicas, sob pena de ser submetido a medida ainda piores.

"A resolução não pode ser considerada nada menos do que uma declaração de guerra", protestou o governo da Coréia do Norte, descrita pela revista alemã Der Spiegel como Absurdistão porque é uma ditadura stalinista que preside a uma economia falida e resolve fabricar bombas atômicas.

Na Resolução 1.718, o Conselho de Segurança exige o fim dos testes e o desmantelamento do programa nuclear norte-coreano, mas afasta a possibilidade de uma ação militar, que exigiria novo exame da questão pelo Conselho de Segurança.

Se houve dúvidas a princípio porque a explosão foi mais fraca do que os norte-coreanos tinham dito à China, nesta segunda-feira os Estados Unidos confirmaram que houve mesmo uma explosão nuclear.

Os serviços secretos japoneses e sul-coreanos já suspeitam que a Coréia do Norte estaria preparando um segundo teste. Mas os americanos alertam que "será ruim" para a ditadura stalinista de Pionguiangue se não negociar e continuar desenvolvendo armas atômicas.

A França avisou que apoiará medidas muito mais duras, se a Coréia do Norte repetir a experiência nuclear.

Nenhum comentário: