quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Negar genocídio armênio vira crime na França

Sob protesto da Turquia, a Assembléia Nacional da França aprovou uma lei que considera crime negar o primeiro genocídio do século, de 1915 a 1917, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), quando morreram mais de 1,5 milhão de armênios. A pena é de até um ano de prisão e multa de 45 mil euros, cerca de R$ 122 mil reais.

"As relações entre a Turquia e a França sofreram um duro golpe hoje devido a iniciativas irresponsáveis de alguns políticos franceses de visão estreita, baseadas em alegações falsas", declarou o Ministério do Exterior da Turquia.

Em Ancara, a capital turca, manifestantes jogaram ovos na Embaixada da França. Uma faixa preta em sinal de luto foi colocada no Consulado Francês em Istambul. Diversos sindicatos turcos pediram um boicote a produtos franceses.

O governo turco alega que a lei fere a Convenção Européia de Direitos Humanos ao impedir a livre discussão sobre fatos históricos. O governo francês, que se opõe à proposta, promete se opor no Senado e vetar a lei, caso ela seja aprovada no Parlamento. Mas a Turquia alega que o estrago está feito.

Com vários políticos franceses fazendo campanha contra a entrada da Turquia na União Européia, as relações bilaterais correm o risco de se deteriorem ainda mais. Os dois países tiveram um comércio bilateral de US$ 10 bilhões em 2005.

Nenhum comentário: