Por duas vezes, o ex-chefe da Casa Civil da Casa Branca Andrew Card tentou convencer o presidente George Walker Bush a demitir o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, numa delas com o apoio da primeira-dama, Laura Bush, revela no seu próximo livro Bob Woodward, um dos jornalistas que denunciou o Escândalo de Watergate, hoje editor executivo adjunto do jornal The Washington Post. 'State of Denial' (Estado de Negação), terceiro livro de Woodward sobre o governo Bush, será lançado nesta semana.
Card admitiu ter discutido a substituição do chefe do Pentágono mas negou ter falado nisso com a mulher de Bush. Segundo o livro, era teria pedido a cabeça do secretário da Defesa em novembro de 2004, logo após a reeleição de Bush, e de novo um ano depois.
O ex-chefe da Casa Civil de Bush alega que discutiu nomes para todo o ministério depois da eleição de 2004.
Sobre o Iraque, Woodward diz que altos funcionários da Casa Branca e do Pentágono manifestaram preocupação com a condução na guerra em relatórios e memorandos internos. Um relatório secreto de maio adverte que a violência continuaria pelo resto deste ano e no próximo.
Woodward revela ainda que o ex-secretário de Estado Henry Kissinger está assessorando Bush na guerra do Iraque. Já deixou claro "a vitória é a unica estratégia de saída".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário