sábado, 9 de julho de 2016

Teste de míssil de submarino da Coreia do Norte fracassa

A Coreia do Norte testou hoje sem sucesso um míssil balístico lançado de submarino que perdeu força nas primeiras etapas do voo, revelou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, citado pela agência Reuters.

O comando estratégico dos Estados Unidos identificou o míssil balístico baseado em submarino norte-coreano como KN-11. O teste foi realizado às 11h30 pela hora local (0h30 em Brasília) perto de Sinpo, no Leste da Península Coreana.

Os EUA, o Japão e a Coreia do Sul condenaram o teste. O motor funcionou bem na hora do disparo, mas o míssil explodiu sobre a água 10 quilômetros depois.

Com o desenvolvimento da tecnologia de mísseis de submarinos, o regime comunista norte-coreano quer criar a opção de lançar um contra-ataque mesmo se suas instalações em terra forem destruídas. O objetivo é criar uma força de dissuasão nuclear, com mísseis capazes de transportar ogivas atômicas.

No momento em que os EUA reatam com Cuba e fazem acordo com o Irã para tentar neutralizar diplomaticamente o programa nuclear iraniano, as relações com a Coreia do Norte são um anacronismo, estão em dissonância com a realidade, observa a empresa de consultoria e análise estratégica Stratfor.

Nenhum comentário: