segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Turquia acusa Estado Islâmico pelo atentado em Ancara

A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante está no foco da investigação da Turquia sobre o atentado contra uma manifestação pacifista em que 97 pessoas foram mortas e outras 246 feridas, declarou hoje o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, citado pela agência Reuters.

Nenhum grupo reivindiciou a autoria do duplo atentado terrorista suicida ocorrido no último sábado de manhã na capital da Turquia. Davutoglu afirmou que os investigadores está perto de identificar um suspeito.

Cerca de 40 pessoas foram presas na investigação. Duas fontes das forças de segurança consideraram o método semelhante ao do atentado de 20 de julho em Suruç contra um grupo de curdos que iria para a Síria participar da reconstrução de regiões curdas arrasadas pela guerra civil.

O alvo do ataque foi a manifestação Paz, Trabalho e Democracia, convocada por organizações de esquerda, inclusive o Partido Democrático Popular (HDP), curdo moderado, dentro da campanha para as eleições parlamentares de 1º de novembro. As oposições acusam o governo de não garantir a segurança.

A entrada na Assembleia Nacional do HDP, que superou a cláusula de barreira de 10% pela primeira vez nas eleições de junho, tirou a maioria do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), islamita moderado, no poder desde 2002. Sem condições de formar um governo sob seu controle, o AKP deixou esgotar o prazo, forçando a realização de novas eleições.

Nenhum comentário: