quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ONU tenta reativar processo de paz no Oriente Médio

Um anteprojeto de resolução apresentado pela Nova Zelândia ao Conselho de Segurança das Nações Unidas propõe o congelamento da expansão das colônias israelenses nos territórios árabes ocupados em troca da desistência da Autoridade Nacional Palestina (ANP) de processar Israel no Tribunal Penal Internacional, informa o jornal liberal israelense Haaretz.

A Nova Zelândia, membro temporário do Conselho de Segurança, pretendia fazer a proposta meses atrás, mas a adiou a pedido dos Estados Unidos. Agora, com a violência crescente no Monte do Templo e na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, é o momento adequado.

O anteprojeto afirma que o Conselho de Segurança considera inaceitável a longa estagnação de um ano e cinco meses no processo de paz entre israelenses e palestinos, e apela a ambos os lados a "tomar as medidas necessárias para reconstruir a confiança e preparar o reinício das negociações".

A proposta sugere medidas para reabrir o caminho para as negociações:
• desistir de ações e declarações capazes de prejudicar a confiança mútua ou predeterminar o resultado das negociações, inclusive a expansão dos assentamentos e a demolição de casas de palestinos nos territórios ocupados;
• evitar atos de provocação, especialmente ameaças para mudar o status quo do Monte do Templo;
• evitar a apresentação de denúncias contra Israel no TPI ou para mudar a situação dos territórios na Corte Internacional de Justiça; e
• não levantar suspeitas sobre a sinceridade ou o compromisso com a paz das duas partes e seus líderes.

Nenhum comentário: