O presidente Juan Manuel Santos aceitou ontem uma contraproposta das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) para iniciar um cessar-fogo em 16 de dezembro de 2015, em vez de 1º de janeiro, com sugeriu inicialmente o chefe de governo, noticiou ontem a Rádio Caracol.
Santos pediu às FARC que concentrem suas forças em áreas específicas para garantir que não haja novos choques com as tropas governamentais.
Depois de três anos de negociações de paz em Cuba, o governo colombiano e as FARC anunciaram em setembro um acordo provisório prometendo chegar a um acordo de paz definitivo até março de 2016, encerrando uma guerra civil de 52 anos que matou mais de 220 mil pessoas. A trégua é um passo importante nesta direção.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário