sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Desemprego de jovens aumentou com a crise de 2008

A taxa de desemprego entre os jovens no mundo caiu um pouco e está em 13%, mas ainda é superior ao nível anterior à Grande Recessão de 2008-9, quando estava em 11,7%, indica um relatório divulgado hoje em Genebra na Suíça pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão do sistema Nações Unidas. Deve subir em 2015 para 13,1%.

"Para milhões de jovens no mundo inteiro, encontrar um emprego decente ainda é uma luta", admite o relatório Tendências Mundiais do Emprego de Jovens, publicado a cada dois anos. O desemprego de jovens é em média três vezes do que o de adultos.

O total de jovens desempregados hoje no mundo inteiro em 2014 foi estimado em 73,3 milhões. São 300 mil a mais do que em 2012, mas 3,3 milhões a menos do que o pico registrado no auge da crise, em 2009, de 76,6 milhões.

As regiões com as taxas mais altas são o Norte da África (30,5%) e o Oriente Médio (28,2%), o que ajuda a explicar por que tantos jovens destas regiões são atraídos por milícias extremistas muçulmanas.

Em comparação com o relatório anterior, com dados de 2012, o índice de desemprego entre os jovens recuou 1,4 ponto percentual na União Europeia e 0,5 ponto percentual na Europa Central e nos países do Sudeste da Europa que não fazem parte da UE.

No Leste e no Sudeste da Ásia, no Norte da África e no Oriente Médio, o desemprego aumentou entre 2012 e 2014.

"É encorajador ver que as tendências de emprego dos jovens melhoraram em comparação com o relatório de 2013", observou Sara Elder, a principal autora do documento. "Mas não devemos perder de vista o fato de que a retomada não é universal e que perto de 43% da mão de obra jovem são desempregados ou trabalhadores que vivem na pobreza. Não é fácil ser jovem e ter de entrar no mercado de trabalho hoje."

O documento recomenda investimento em educação e na criação de empregos de qualidade.

Nenhum comentário: