O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, propôs ontem um cessar-fogo bilateral com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), noticiou a rádio RCN. Como precondição, Santos exige que a guerrilha chegue até 31 de dezembro a um acordo sobre compensação das vítimas da guerra civil.
Depois de mais de 500 mil mortes desde 1948 e de mais de 220 mil desde que as FARC entraram na luta armada, em 1964, a Colômbia está mais perto do que nunca de um acordo de paz. Nas negociações de paz realizadas em Havana, a capital de Cuba, as duas partes anunciaram no mês passado um acordo para criar um tribunal especial para crimes cometidos na guerra civil e prometeram chegar a um acordo definitivo até março de 2016.
Uma trégua definitiva seria um passo fundamental para o fim da longa guerra civil colombiana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário