O governo do Afeganistão anunciou na madrugada de hoje a reconquista da cidade de Kunduz, uma capital de província com 300 mil habitantes tomada três dias antes pela milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes).
"Apesar da forte resistência dos Talebã, as forças afegãs os derrotaram", declarou o Ministério da Defesa em comunicado, acrescentando que centenas de rebeldes foram mortos.
Cerca de 500 homens de uma tropa de elite do Afeganistão participaram da contraofensiva, com o apoio da Força Aérea e de assessores militares dos Estados Unidos. Às sete da manhã pela hora local (21h30 de ontem em Brasília), a cidade estava sob controle do governo, disseram autoridades e moradores.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário